fbpx

BIOGRAFIA

Vando Oliveira

Através da música encontrou seu novo mundo!

Vando Oliveira, um dos principais nomes da música brasileira na Europa. Residente na Alemanha desde 2006, segue à 12 anos viajando por toda a Europa levando muita música boa e alegria aos brasileiros e europeus.

História e Início

Nascido no Rio de Janeiro diretamente no berço do samba e em uma família de sambistas, seu contato com a música vem desde quando ainda era bebê. Vando Oliveira é filho da empresária Tina-Flôr (Irmã de Neguinho da Beija-Flôr e NegoDois grandes interpretes do carnaval do Rio de Janeiro“), tendo os tios como referência musical e o fato de ter sido criado no coração da escola de samba Beija-Flôr de Nilópolis, o caminho para se tornar um sambista era quase que certo. 

Mas, aos 15 anos conheceu outros estilos musicais e decidiu então se aventurar em novas parcerias com artistas já consagrados na época como: Banda Conexão Japeri do cantor Ed Motta, no qual Vando teve sua primeira participação em um CD Profissional. E de lá para cá não parou mais.

Se tornou Mc da Furacão 2000 e fez várias apresentações em programas de televisão, assinou contrato com a gravadora RGE e tornou-se um dos principais Mc’s dos anos 90. 

Mas ainda não era o seu caminho, e então já mais adulto voltou ao samba. Formou seu primeiro grupo de samba e começaram a tocar em bares e casas de shows do Rio de Janeiro. Em seguida recebeu o convite de seu tio Neguinho da Beija-Flôr para acompanha-lo em seus shows como backing vocal e percussionista (Já que Vando Oliveira além de cantor é um multi-instrumentista), e o convite foi aceito. E assim veio a possibilidade de dividir o palco com grandes nomes do samba no Brasil e no mundo.

 A EUROPA: A carreira na Europa aconteceu por acaso, “foi uma grande combinação de coisas que deram errado que me fizeram estar aqui hoje” (assim diz Vando Oliveira).

Chegou a Alemanha em 2006 para acompanhar seu tio Neguinho em shows que seriam feitos para a seleção brasileira de futebol durante a copa do mundo da Alemanha 2006. Mas, infelizmente as coisas não deram muito certo e seu tio retornou ao Brasil. E então Vando Oliveira decidiu tocar e cantar em bares e restaurantes pelo país para conseguir ganhar algum dinheiro antes de voltar para o Brasil ao final da copa do mundo de futebol. O que ele não esperava é que essa volta não mais aconteceria. 

 

       Carreira Musical

Shows, festivais e países

Alguns dos shows mais notáveis foram: Samba Festival de Coburg, Tudo Nosso Munique, Brasil in Nantes França, Bayrischer Hof Carnaval in Rio, Café Hahn Koblenz, Guanabara Londres, Grand Cassino Viage Bruxelas, Bristol Hotel Bonn, Chipre, Grécia, Dubai e muitos outros…

Estilo Musical

Forte, marcante, animado e com toques de romantismo. 

A marca do novo show de 2019 será a mistura de estilos da música brasileira e também a medida certa de romantismo e alegria.

Novo CD

Preparado para ser lançado no primeiro semestre de 2019 o novo CD “Grito Popular” traz o pagode romântico, partido alto e um pagode com forró. A música Grito Popular já foi lançada e a próxima música a estar na boca do povo sera á: Verdadeiro amigo. O CD virá com composições de grandes nomes como: André Renato, Jorgynho China, Marcio de Oliveira e muitos outros…

Influências musicais

As influências familiares são nítidas em sua carreira, mas Vando é  eclético e isso faz com que suas influências musicais além dos nomes do samba, também venham de todos os lados do Brasil. Djavan, Luis Gonzaga, Elis Regina, Gilberto Gil, Cazuza, Tom Jobim, Legião Urbana e vários grandes nomes da MPB.

Projetos para 2019

Para 2019 está projetando o lançamento do CD e também do novo show. Continuar com as viagens pela Europa, divulgando a cultura musical brasileira. 

Voltar com a produção dos seus eventos na cidade de Munique. 

Como são os shows?

Os shows se resumem ao tipo de formação que será usada e também ao tipo de publico. Tanto podem ser shows mais acústicos “solo ou dupla” ou um show com a Roda de Samba ou a Banda completa. Cada apresentação tem uma identidade e deixa uma marca com gostinho de quero mais.

Grito Popular

Uma vez me disseram que o samba não é mais o mesmo tem gente fazendo besteira faltando o respeito. Achando que o samba é moda, é muita concorrência falta consciência. O Samba tem identidade, não aparência.   Autor: Vando Oliveira

Se Liga “Verdadeiro Amigo”

Eu sei é brabo mas tem coisas pra gente aprender. E esse é o papo mais direto que vou te dizer. Nem sempre quem anda colado contigo, é porque gosta de você. Tem inimigo aproveitando da situação. Quer ter teu carro, tua vida, tua condição. Se liga parceiro quem muito te abraça, e quem tu chama de irmão. Autor: Vando Oliveira

 

Não deixe para amanhã. Comece agora a programar seu evento!